Tel.: (31) 3284-6644

Otoplastia (Orelha de abano)

A otoplastia é a cirurgia plástica que corrige problemas de má formação das orelhas. As chamadas orelhas de abano. Trata-se de um procedimento simples que pode ser realizado em uma única tarde.

Otoplastia (Orelha de abano)A otoplastia é uma modalidade da cirurgia plástica que tem como objetivo remodelar o ângulo de abertura das orelhas, em relação ao crânio. De uma maneira mais objetiva, é a chamada cirurgia de correção das orelhas de abano. O problema das orelhas de abano geralmente é de origem congênita e a otoplastia é a solução mais eficaz para esse tipo de caso.

A técnica da otoplastia consiste em remodelar a cartilagem auricular, para que a orelha se acomode o mais próximo possível do crânio. Não é necessário alterar o volume das orelhas, mas a otoplastia também permite, caso seja necessário, reduzir o tamanho da orelha.  Por ser um problema congênito, a sociedade médica orienta que a cirurgia seja realizada após a criança completar sete anos. Antes disso, as orelhas ainda estão em fase de crescimento que geralmente se estabilizam a partir dos sete anos. O procedimento é rápido, simples e seguro. Uma otoplastia não leva mais que duas horas para ser concluída e não é necessário internação, Dr Marcio Nunes Belo Horizonte.

Veja também

Anestesia utilizada

Na maioria dos casos é utilizado apenas sedação, mas também pode ser ministrada anestesia geral.

Pós-operatório

No primeiro dia após a cirurgia o paciente precisa manter a cabeça enfaixada, apenas com o rosto livre. A partir do terceiro dia, é permitido tirar os curativos, tomar banho e lavar a cabeça. Inchaços e roxos podem aparecer logo após a cirurgia, mas o paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades cotidianas.

Tipo de cicatriz

As cicatrizes são muito sutis e imperceptíveis, pois se concentram na parte traseira da orelha.

Faça Contato

Captcha